Existiram vários países e entidades governamentais onde os arquiduques tiveram destaque histórico, principalmente ligados ao Império Austríaco e ao Sacro Império Romano-Germânico. Aqui estão os principais:
Áustria-Hungria
- O Império Austro-Húngaro foi uma grande potência europeia, governada por uma monarquia dual, e seus governantes eram geralmente títulos de arquiduques.
- O Arquiduque da Áustria foi o título de membros da família imperial austríaca, iniciado oficialmente em 1453 com o Imperador Frederico III.
- O mais famoso arquiduque, Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, foi assassinado em Sarajevo em 1914, o evento que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.
Sacro Império Romano-Germânico
- Os arquiduques eram membros de famílias governantes dentro do Sacro Império, com o título relacionado ao ducado da Áustria, por exemplo.
- Os títulos de arquiduque eram utilizados principalmente por membros da Casa de Habsburgo, uma das mais influentes na história europeia.
Outros aspectos
- O título de arquiduque era exclusivo do império austríaco e, por sua natureza, não se refere a países independentes, mas a estados e regiões dentro do Habsburgo ou do império.
- Não há registros de outros países com arquiduques que tenham relevância histórica fora do contexto austríaco e do imperial germânico, embora o título seja usado ocasionalmente em histórias de realeza britânica, por exemplo, para distinguir alguns duques de seus equivalentes austríacos.
Resumo
Na história mundial, o único país que teve arquiduques como parte de sua estrutura de governo foi o Império Austro-Húngaro , e o termo está intimamente ligado à monarquia dos Habsburgo, que dominou áreas da Europa Central por séculos até o fim da Primeira Guerra Mundial.
Se precisar de mais detalhes específicos sobre alguma época ou região, posso aprofundar essa resposta.